News

Gramado conquista o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor
Published by Gramado Inesquecível

Cerimônia de premiação ocorreu em Porto Alegre e reuniu mais de 250 pessoas

O Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, conquistou, na noite desta quarta-feira, 6 de abril, o bicampeonato de sua gestão no Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, sendo nesta IX edição sido vencedor em duas categorias - “Pequenos Negócios no Campo” (categorial temática) e “Melhor Projeto” (prêmio principal). Conforme informação SEBRAE/RS, foram 143 projetos inscritos no Estado, dos quais 40 foram selecionados, recebendo o certificado de reconhecimento.

Entre estes, foram premiados 7 municípios, um em cada categoria temática e mais um município no principal prêmio “O melhor projeto do Rio Grande do Sul”. Gramado foi vencedor, de forma inédita, nos dois projetos cadastrados, um na categorial temática, levando ainda o prêmio principal da noite, repetindo o desempenho de dois anos atrás, quando o Prefeito Nestor Tissot também foi agraciado com o melhor projeto do Estado.

A cerimônia, que reconheceu e parabenizou os projetos das cidades gaúchas, ocorreu no Teatro do SESC, em Porto Alegre, reunindo cerca de 250 convidados representantes de 40 municípios finalistas da distinção – etapa Rio Grande do Sul.

A cidade de Gramado participou do evento através de dois projetos que demonstram o potencial turístico existente no interior da cidade, inserindo o pequeno empreendedor, que estava à margem deste desenvolvimento, dentro do contexto econômico, servindo como elo de ligação entre um grande potencial turístico já existente e grandes riquezas rurais, tanto nas suas belezas naturais, como nos seus produtos gastronômicos, além do agroturismo, através do incentivo e legalização dos pequenos negócios.

De um lado o município criou mais uma opção ao turista, com o produto interioriorano, mantendo-o por mais tempo na cidade, impactando no ticket médio de consumo. Por outro lado, oportunizou as famílias lá presentes o desenvolvimento de seus negócios, tanto pelos grandes investimentos nas estradas de acesso ao interior, pela criação do agroturismo, como pela Casa do Colono, fornos coloniais, Festa da Colônia, com apoio, incentivo e estímulo para o fomento deste segmento dentro da economia municipal.

Os projetos inscritos refletem um olhar pró-ativo do Poder Público, enxergando potenciais, fazendo com que as belezas naturais da cidade fossem preparadas para receber visitantes exigentes e acostumados com a qualidade em tudo que o município oferece. “O Poder Público é um indutor do desenvolvimento de nossa cidade, sempre criando eventos públicos, onde havia uma tendência e um olhar privilegiado para a área urbana. Assim, a ideia era gerar desenvolvimento econômico em novos segmentos, potencializando o interior de nosso município, para gerar autonomia e sustentabilidade ao setor, além de contribuir para a permanência do turista por mais tempo em Gramado, impactando no ticket médio de consumo, tendo ainda como reflexo a diminuição do êxodo rural”, comenta Sônia Molon, Secretária da Fazenda de Gramado.

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, ressaltou a abrangência dos projetos cadastrados por Gramado, que concorreram com mais 141 projetos em todo o Estado, tendo sido vencedores em duas categorias distintas. “Com ações focadas no produtor rural, estamos conseguindo fazer com que os filhos retornem às propriedades de seus pais para atuar no negócio da família, alcançando a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico. Acreditamos nos potenciais do nosso interior, que despertam o interesse nos visitantes que recebemos e que saem de Gramado com o desejo de um retorno em breve, após tantas belezas vistas, do resgate cultural, da farta gastronomia e do orgulho em como nossa história é retratada", destacou Tissot.

Dentre as ações do projeto de Gramado estão a inserção das propriedades rurais no roteiro turístico; a formalização das agroindústrias; a criação da Associação da Casa do Colono – 70 famílias de agricultores e da Associação dos Fornos; a inserção de produtos na merenda escolar do município; a pavimentação asfáltica no interior e a parceria com agências de turismo para inserção do turismo rural.

Click on photo to enlarge it

Back